domingo, 20 de junho de 2010

São João


Este fim de semana houve uma festa de São João no condomínio onde estou morando, foi muito bacana a interação dos moradores e pude entender como esta festa tem um grande significado aqui no nordeste é uma movimentação intensa todos só falam nisso (também falam sobre Copa do Mundo) pelas conversas que tive é a maior festa da região ou a mais aguardada.
Gostei muito de experimentar coisas novas e outras que tinham o nome familiar mas que eram coisas totalmente diferentes, por exemplo comi pé de moleque que em São Paulo é um doce com amendoim caramelizado e aqui é um doce feito de mandioca com coco tipo o bolo de puba (bolo típico do nordeste que é feito com mandioca tem em casa do norte em São Paulo) vinha enrolado na folha de bananeira muito bom. Ainda comi canjica que conhecia de outra forma mas eles aqui fazem da maneira que esta no dicionário que é mingau de milho engraçado que sempre comi canjica feita pela minha vó e pela minha mãe com caroços de algo que parecia um pouco com milho, ah outra coisa boa também foi o biju ou beiju ai eu não sei ao certo mas era algo redondo muito bom com coco vindo no prato bem legal, e outra coisa diferente é que aqui não tem quentão e nem vinho quente só rola licor com vários sabores. OBS: não aconselho tomarem licor de jenipapo não curti achei muito amargo parece que você esta tomando xarope.
Enfim é isso estou me inserindo no contexto nordestino onde a cultura é muito forte e a desigualdade também, pelo menos no período festivo o povo em sua grande maioria participa ou é o que parece. Vou aprendendo cada dia coisas novas e tendo experiências diferentes isso me motiva sempre a ir em frente e não esquecer minhas metas e continuar vivendo em harmonia com minha esposa doce e nossa vida nova.


Nenhum comentário:

Postar um comentário